Como publicar um livro com sucesso nas grandes livrarias e editoras

Como publicar um livro com sucesso nas grandes livrarias e editoras

Como publicar um livro com sucesso

Como publicar um livro com sucesso? Esta é a pergunta que este artigo vai te responder com vários exemplos, e com o meu próprio ao publicar meu livro por uma editora gigante e lançá-lo numa das maiores livrarias do país.

Como publicar um livro

Como publicar um livro

Publicar um livro é maravilhoso, e neste artigo você aprenderá vários passos:

  1. Ideias sobre tópicos.
  2. A experiência do autor junto a grandes editoras.
  3. Orientações de como publicar o livro com pequenas editoras.
  4. Checklist de todos os passos de como publicar seu livro.

Sonhamos sempre em sermos grandes escritores e escritoras, e às vezes nem é tanto pela vaidade, mas simplesmente porque queremos deixar um legado nesta vida, seja para as outras pessoas tanto quanto para nossa família, não é mesmo?

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <

O que verá neste artigo?

Neste post você vai receber dicas que ninguém passa aos novos autores que desejam saber como publicar um livro, ou cobram por isso, e também vou compartilhar com vocês a minha experiência vivida como autor (como publicar um livro), como publiquei para Editora ATLAS (hoje grupo GEN, que é a maior em livros técnicos, sendo uma gigante nacional) e quais foram os meus sentimentos, minhas expectativas e toda trajetória sobre uma publicação.

Vou inserir as melhores dicas e práticas de um bom livro, as fontes, criatividade, lançamento e tudo mais que um autor precisa saber para colocar seu livro para o grande público e para que saiba como publicar um livro com alegria.

Vamos lá?


O meu caminho de como publicar um livro por uma grande editora

Pensando em como publicar um livro por uma grande editora, eu tive uma experiência fantástica.

Eu havia me licenciado da empresa a qual sou sócio para me dedicar a escrever, que é uma paixão antiga. Mas isso era o menos preocupante, pois eu gosto de escrever e poderia fazê-lo dias sem parar. A grande questão que veio em minha mente foi: o que escrever? Para quem escrever? Mesmo assim, a frase “como publicar um livro” estava sempre viva.

book o líder humanoEu havia pensado somente em escrever, mas não sabia exatamente o quê e nem quem seria meu público alvo (darei todas as dicas abaixo). Bem, abreviando um pouco, eu me “encontrei” dentro do que esperava, escrevi a história da minha vida sobre liderança em 3 meses apenas, fiz as correções e enviei para várias editoras.

Por algum motivo, várias entraram em contato comigo, mas eu gostei muito da Editora ATLAS, e sabe o motivo? Ela era um editora gigante, e quem não quer seu livro numa editora gigante, não é mesmo? Ainda mais seu 1º livro… era um sonho!

Bem, este foi um erro…

Apesar de todo carinho recebido, acompanhamento e seriedade que até hoje possuem, a minha obra foi apenas mais uma dentre as milhares e milhares que eles possuem em seu catálogo, e mesmo eu tendo vendido 200 livros já na noite de autógrafos, eles realmente não poderiam fazer uma propaganda a mais sobre meu livro, não seria justo para com os demais autores a não justifica o investimento deles em apenas um autor…

Ainda assim, me indicaram para um programa de rádio e enviaram meu livro junto com seu catálogo para alguns órgãos da imprensa, mas realmente não foi muito efetivo.

Como publicar um livro e levar pra mídia

Bem, como publicar um livro eu já havia descoberto, mas diante desta situação, o que resolvi fazer? Busquei um assessor de imprensa e me coloquei em programas de TV e rádio aqui em Porto Alegre, e isso deu um impulso maior para as vendas do livro.

Isto é, a dica principal de como publicar um livro, é saber como será a divulgação!

lançamento do livro o líder humano

Eu entendi mais sobre como publicar um livro e também que as vendas não dependem somente da editora. Como autor, eu também preciso ter meu público e fazer a minha propaganda, isto se tornava óbvio naquele instante. Desta forma eu consegui vender mais livros, investi em marketing, e ao final das contas eu vi que o livro publicado 100% de graça para mim, saiu mais caro do que eu imaginava, mas enfim, estava valendo, pois era meu 1º livro e precisava conhecer o mercado.

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <

Final

Com este aprendizado e já tendo trabalhado muitos anos numa grande livraria do país, junto com uma de nossas empresas que é a Educar e Transformar – Cursos Online para Gestão de Pessoas – os sócios decidiram então criar a EducaBooks para ser o braço literário da empresa, e mais do que isso, a vocação da EducaBooks claramente se voltou para pessoas como eu e você, que desejam publicar sua obra para um grande público, que não pode investir tanto e precisa de retorno financeiro também.

O diferencial

Sendo assim, a EducaBooks.com.br resolveu abrir suas portas para todos os autores, e dar a mesma qualidade que damos para nossas obras à todos os demais escritores, assim como fazermos um projeto especial de cada obra para levá-la ao grande público, e fazer de cada livro, um momento especial para todos. Assim aprendemos como publicar um livro.


Dicas de como publicar um livro bem escrito

Agora deixando de lado a experiência, seguem aqui dicas fundamentais  e exclusivas para saber como publicar um

livro de forma que chame a atenção do público. É preciso prestar atenção em alguns itens muito importantes, e abaixo listaremos todos para que tenha ideia do que falamos:

  • Capa do livro: bem, pode parecer terrível isso que vou dizer, mas
    melhores livros brasileiros

    melhores livros brasileiros

    sendo muito franco, a maioria das pessoas compra o livro somente pela capa. E veja, não é uma capa bonita apenas, mas uma capa que mostre não só o título, mas algo que já mostre o conteúdo da obra. Realmente é preciso cuidar da capa para que chame a atenção do público. Veja, compare a sua capa com a capa dos livros mais vendidos e compare a qualidade.

  • Subtítulo:  o subtítulo do livro é extremamente importante para o autor, pois ele revelará o conteúdo do livro e também já mostrará um pouco da formo como o autor ou autora se expressam. O subtítulo deve vir carregado do conteúdo e deve-se montá-lo numa frase curta.

Formatação de como publicar um livro

  • A fonte do livro: muitas pessoas utilizam fontes para o livro como a Times New Roman, mas procure experimentar outras variantes. O mundo hoje está cheio de fontes diferentes na TV, Facebook e vários lugares, sendo assim, a visão das pessoas para algo diferente já muda também. Experimente fontes como a Palatino Linotype, que é uma fonte ótima para visualização e tem algumas nuances diferentes.
  • Divida em vários capítulos: procure não deixar os capítulos do seu livro tão extensos procurando ter quebras para que o leitor não se canse. Vá direto ao ponto em cada capítulo evitando assim a prolixidade.
  • Pesquise, pesquise, pesquise: ao invés de já sair escrevendo seu livro, faça várias pesquisas sobre o assunto proposto, verifique se há fundamento naquilo que diz, exatamente para não bombardearem sua obra.
  • Entenda a linguagem de hoje: pesquise sobre o interesse do público naquilo que escreve, mas não para simplesmente agradar o público, mas para entender qual a melhor forma de se comunicar com o mesmo.

Estas dicas até podem parecer simples, mas ao colocá-las em prática, verá a diferença enorme que se dará em sua obra, e acredite, são fundamentais para o seu sucesso.

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <


Como publicar um livro por si mesmo

Como publicar um livro por si mesmo, ou a auto-publicação tem mudado todo o campo de jogo, e agora qualquer um que tem um livro publicá-lo e vendê-lo.

Auto-publicação dá-lhe a oportunidade de apresentar o seu livro para o mundo, mas você tem que aproveitar a oportunidade, produzindo um livro de qualidade que as pessoas vão querer comprar.

Você pode fazer isso?

Sim você pode.

Não é tão intimidador ou confuso como você poderia pensar.Veja como publicar seu próprio livro em 10 etapas simples:

1. Escolha um tópico.

como escolher o título do livro

como escolher o título do livro

Esta é frequentemente a parte a mais dura para escritores – “que diabos eu escrevo?”

Vamos falar sobre escritos de não-ficção por um momento. Pegue uma caneta e papel e comece a escrever todas as suas habilidades (pessoais e profissionais), seus interesses, seus hobbies, quaisquer desafios de vida significativa que você enfrentou e qualquer outro conhecimento que você ganhou como parte da vida.

Anote todas as coisas possíveis que você possa pensar até que você tenha esgotado o seu cérebro.

Depois de ter alguns tópicos possíveis, quebre esses em possíveis sub-tópicos. Por exemplo, se você tem interesse em costura, sub-tópicos podem incluir como costurar cortinas ou costurar à mão.

Você quer que seu tópico seja suficientemente amplo para que você possa escrever uma série de livros sobre vários elementos? É melhor ir fundo em um aspecto de um assunto do que tentar cobrir tudo em um livro.

Depois de selecionar alguns tópicos, você precisará fazer alguma pesquisa para ver se o tópico é viável e se tem leitores interessados ​​o suficiente para torná-lo lucrativo para você.


2. Escreva seu livro.

Deixe-me dizer-lhe antecipadamente – você não tem que ser um escritor extraordinário para escrever um bom livro. Você só precisa ser bom o suficiente para comunicar o que você tem a dizer de uma forma clara, concisa e interessante.

Escreva um “primeiro rascunho.” Em outras palavras, basta passar para o papel a sua ideia, e em seguida, voltar e refiná-lo. Assim, com a ideia completa para escrever um primeiro rascunho, você pode começar com estas etapas:

  • Decida quanto tempo você pode dedicar a escrever cada dia. Mesmo que seja apenas 5 minutos. Não permita que nada ou ninguém perturbe ou distraia você.
  • Escreva um esboço primeiro. Quebre seu tópico em capítulos ou seções possíveis.
  • Sente-se e escreva. Basta escrever mesmo se você não está feliz com o que escreveu. Escreva de forma conversacional para que sua voz autêntica chegue ao papel. Algumas pessoas até falam alto e com entonação para saber se a ideia falada e comunicação se encaixa no papel.
  • Aumente seu tempo de escrita ou contagem de palavras ao longo do tempo. Se você quiser fazer mais, defina metas cada vez maiores para si mesmo.
  • Por exemplo, você pode ter um objetivo para escrever 300 à 1000 palavras por dia. Você poderia terminar um livro com milhares de  palavras em um mês ou dois.

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <


3. Edite seu livro.

Recomendamos que você contrate um editor para consultar seu livro antes de publicá-lo. As pequenas editoras como a EducaBooks tem uma disponibilidade maior para os autores, e além de conseguirem preços melhores na impressão gráfica, ainda trabalham fortemente com a correção do livro. Mesmo se você é o escritor mais incrível do mundo, você ainda precisa de um editor. Você precisa de alguém para ir a fundo em seu trabalho, pois os olhos do autor ficam viciados e não detectam todos os erros e linhas de escrita que poderiam melhorar para seu público. Por favor, não ignore este passo. É muito importante.

Claro que você vai querer editar seu próprio livro várias vezes antes de enviá-lo para um editor. Você pode até pedir a alguém que é seu leitor ideal para olhar para o seu manuscrito antes de enviá-lo para um editor.

Por exemplo, se você está escrevendo um livro sobre como criar adolescentes, encontre alguém que você conhece que é o pai de um adolescente e peça-lhe para ler o rascunho. Peça feedback honesto para que você possa certificar-se de que o livro atrai o público que você está tentando alcançar.

Tente ter uma pele grossa ao obter este feedback e vê-lo como uma oportunidade para fazer o seu livro o melhor!

Quando você sentir que o livro está pronto para os toques finais do editor, comece a procurar um bom editor. Nós da EducaBooks estamos também ao seu dispor.


4. Decidir sobre um título.

Já escrevemos também sobre isso de forma muito completa no artigo “Como escolher um título para o livro”, mas uma dica ainda é interessante neste momento, pois há uma verdadeira arte e ciência para escolher um bom título para o seu livro. Você quer um título que tem um “gancho” – algo curto e que realmente atrai a atenção do leitor. O subtítulo pode ser mais longo com mais explicação sobre como o livro beneficia o leitor.

Vá ao site da Livraria Cultura ou Livraria Saraiva por exemplo, e olhe para alguns dos best-sellers em seu nicho. Examine os títulos e preste atenção àqueles que realmente saltam aos olhos para você. Você também vai querer considerar algumas das palavras-chave SEO em seu nicho que poderia ser incluído no seu título ou subtítulo para ajudar os leitores a encontrar o seu livro na internet.

Tente obter um monte de feedbacks de potenciais leitores para ver o que ressoa melhor com eles antes de se contentar com um título que você gosta.


5. Projete sua capa do livro.

Esta é outra área de auto-publicação, onde você deve contratar um profissional. Por favor . . . Não escolha uma foto brega e dê um tapa no seu título apenas porque é a maneira mais barata de ir. Encontre alguém que regularmente projeta capas de livros e pague para ter sua capa bem projetada. Não estrague o seu investimento, por favor.
Na EducaBooks, por exemplo, fornecemos duas capas para o autor escolher, e junto trabalhamos para que seja muito comercial, e de forma gratuita.

Também pergunte sobre prazos e descubra quantas revisões estão incluídas na estimativa de preço.

Você precisará escrever uma cópia de texto para a contracapa ou 4ª capa de uma versão impressa do seu livro. Esta cópia deve focalizar nos benefícios de seu livro para o leitor. Dê-lhes uma razão convincente para que eles comprem seu livro.

Você só tem um pouco de espaço nesta capa para ser conciso e usar a linguagem que convide o leitor a aprender mais. Você também pode incluir uma biografia muito breve e sua foto, bem como um depoimento ou comentário, se você quiser.

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <


6. Formate seu livro.

Eu contrato alguém para formatar meus livros para mim. A formatação para Kobo e Kindle (serviço de impressão sob demanda da Amazon para livros impressos) é demorada e tediosa. Assim, a menos que você adore o trabalho de detalhe, tente encontrar um editor que também irá lidar com a formatação do seu livro para você.

Outra razão para contratar alguém é que você quer ter certeza de que é feito corretamente. Você não quer encontrar vários problemas para escrever o seu livro, pois isso poderá virar uma bagunça quando alguém abre para lê-lo. Encontrar alguém que faz isso para viver e conhece todas as regras e requisitos de formatação adequada, faz toda a diferença.

Olá, você está gostando do post?

Se possível, faça seus comentários abaixo, será um prazer te ouvir!

> Clique aqui para fazer orçamento e publicar sua obra <


7. Publique seu livro impresso.

Embora existam muitos outros lugares para imprimir seu livro, é sempre bom fazer um orçamento, e não apenas para saber sobre o valor, mas ver e entender os serviços e diferenciais que a empresa poderá fazer por você. Se você contratou alguém para formatar seu livro para você, certifique-se de pedir que eles formatem para Kindle e Kobo também, que são livros digitais.

Lembre-se que em uma impressão é preciso adquirir o ISBN para o seu livro, e também elaborar a ficha catalográfica, algo que pode gerar uma burocracia enorme neste início, mas faz parte da jornada.

Um dos grandes problemas que os autores enfrentam é cair na propaganda de várias gráficas (ou editoras que na verdade são gráficas) e fazer a impressão diretamente. Qual o problema? Você receberá seu livro impresso, terá que correr atrás de ISBN, fichas e ninguém terá compromisso de divulgá-lo, não enviarão para a imprensa, não terá um site para o seu livro, e muito menos ajudarão a fazer o lançamento do livro.

Algumas editoras até fazem algumas coisas, mas nada para planejar com o autor, o que trará grande decepção ao verificar que não existem vendas, e sequer as livrarias aceitarão seus livros.

A EducaBooks faz de cada livro um projeto especial, por isso é importante que procure editoras que tenham esta seriedade.


8. Promover o seu livro.

Então, agora que seu livro é publicado, você estará esperando o dinheiro começar a rolar, certo? Bem, não confie na Amazon sozinho para promover o seu livro. Você precisará “espalhar a palavra” e fazer tudo o que puder para comercializar e promover o seu livro.

Se você tem um blog, não se esqueça de escrever sobre o seu livro e como ele vai ajudar seus leitores. Se você tem uma lista de e-mail, certifique-se de enviar um e-mail anunciando seu novo livro. Use a mídia social também para espalhar a palavra.

Você também pode considerar escrever posts de clientes em blogs relevantes sobre o seu tema com um link para sua página de autor. Você pode oferecer seus livros através de vários outros canais de publicação, como Nook e Kobo, se você não quiser apenas confiar na Amazon.

Mantenha a comercialização de seu livro regularmente para que ele não se perder na obscuridade.

Outra opção é trabalhar com uma editora que faz livros por demanda, e fazerem um planejamento especial sobre a sua obra, pois a editora se encarregará de realizar várias promoções sobre a sua obra, divulgações em canais apropriados e vários outros métodos.


9. O que um livro precisa (checklist):

  1. Uma ideia sobre o que escrever
  2. Um rascunho para começar a rabiscar a ideia
  3. Aprovação do público leitor
  4. Escolha de um título atraente
  5. Uma capa atraente
  6. Adquirir um ISBN para inserir nas editoras e biblioteca nacional
  7. Criação e geração da ficha catalográfica
  8. Criação de textos para divulgação nas contracapas
  9. Criação de um site para divulgação e vendas diretas
  10. Planejamento de lançamento do livro
  11. Utilização das redes sociais para as ideias da obra
  12. Inserir seu livro nas grandes editoras para alcançar público.

 


Bônus – Sites de livrarias e editoras do Brasil

Compartilhe agora:
  • Christian Reichow Santos

    Excelente iniciativa de fazer esse roteio. Muita gente escreve um livro e não tem a mínima idéia de como fazer para publicá-lo. Eu enfrentei isso e encontrei um caminho, mas foi mais difícil pois não tinha essas dicas. Com certeza essas orientações irão dar um norte significativo a quem precisa.Valeu !!!

    • Fabio Vieira

      Olá Christian, que ótimo que tenha gostado, fico muito feliz. E sim, os caminhos para um autor são um pouco complicados ainda né? Mas fico muito feliz que tenha encontrado o seu caminho e tenho certeza que irá ter mais sucesso ainda!!!! Um abraço.

paulo-eugênio.png

“Eu gostei muito da forma como a EducaBooks tratou minha obra, não apenas como um livro, mas construímos todo um projeto especial para lançamento e vendas!”

Compartilhe agora:
Paulo Eugênio
samuel-bonette-1.jpg

“A EducaBooks me permitiu criar um livro sobre meu curso, e assim, posso lançar e distribuir entre meus alunos, realmente foi muito bom!”

Compartilhe agora:
Fábio-Augusto-Mendonça-Vieira.jpg

“Na EducaBooks eu realmente realizei meu sonho e lancei vários e-Books que estão sendo vendidos em várias livrarias!”

Compartilhe agora:
Fone: (51) 2626-3021
Fax: (51) 2626-3021
EducaBooks, Porto Alegre - RS
Rua dos Andradas, Centro Histórico