FAQ

FAQ – Dúvidas e Respostas para Autores

Você pode estar ainda com algumas dúvidas sobre tudo, não é mesmo? Isso é perfeitamente normal, pois cada obra tem sua vida própria, personalidade, e como qualquer filho que tenhamos, é sempre uma maravilha deixarmos e auxiliarmos nos primeiros passos, não se preocupe que estaremos sempre ao seu lado.

Responderemos abaixo várias questões e poderá também enviar questionamentos pela nossa página de Contato, será um prazer enorme auxiliar você em todo este processo.

Eu tenho uma obra. Vocês podem publicá-la?

Sim, é exatamente isso que fazemos por você, como editora que somos. Como nosso foco são obras por demanda, você poderá fazer seu orçamento sem compromisso, e desde já afirmo que temos ótimos valores e projetos para você.
Vocês publicam eBook e Livros impressos?

Sim, exatamente isso. Você escolhe o formato de acordo com sua necessidade e sonhos, e nós viabilizaremos para você.
Qual é o limite máximo e mínimo para livros impressos?

Nós podemos imprimir de 50 livros à quantidade que desejar acima disso, contando com ótimos valores.

Vocês fornecem a capa para meu livro?

Sim, este item é incluso em nossos serviços, mas caso você queira algo diferente, poderá contratar também qualquer design e nos enviar o arquivo. Não fazemos indicações.
Qual o limite de páginas do livro?

Uma obra não possui limite de páginas, nem para cima ou para baixo, pois o que realmente importa é que passe o seu conteúdo de forma atrativa, lembrando que falará não a si mesmo, mas ao seu leitor.

Veja aqui uma média de mercado, e pense em termos de incrementos de 10 mil palavras e quebre cada capítulo em comprimentos iguais:
»10.000 palavras: um panfleto
» 20.000 palavras: eBook ou imprimir livro
»40,000-50,000 palavras: bom tamanho de livro de não-ficção
»60.000-70.000 palavras: livro de não-ficção
» 80.000 palavras-100.000 palavras: comprimento típico de romance

Não é preciso estar acima ou abaixo, é apenas uma média de mercado. Para ter ideia, um livro de 25.000 palavras gira em torno de 140 à 160 páginas, com fonte Times New Roman  tamanho 12.

Qual é o padrão de fonte que devo utilizar?

Procure trabalhar com fonte Times New Roman  tamanho 12, pois é um padrão.

Vocês fazem a correção do meu livro?

Sim, mas é sempre bom você fazer suas correções antes de enviar, pois além de acelerar o processo, a probabilidade de erros se torna muito menor. É comum o autor enviar sua obra para amigos ou revisores, e todos podem também auxiliar neste sentido até mesmo com uma leitura mais crítica. Entenda que a sua obra deve ser criada para o público leitor, e que uma prévia é sempre muito importante para amadurecer a mesma.
Quais são as etapas e prazos para meu livro ficar pronto?

Tudo depende do tamanho da obra, quantidade de erros a serem ajustados, escolha da capa e demais processos, mas o prazo mais comum é em até 45 dias, um dos melhores prazos para o mercado.

Para entender melhor, sempre devolvemos a obra para validação do autor, e neste período pode haver também alguma demora até que tudo esteja pronto, mas nada que adie seu sonho, pelo contrário, você poderá planejar melhor o lançamento e divulgação do mesmo, amadurecendo ainda mais suas ideias.

*** É importante observar que algumas empresas oferecem prazos de até 10 dias, mas utilizam corretores como o próprio Word e não dão atenção real ao seu livro, isto é, o interesse é apenas que você imprima com eles, mas não tem um projeto como temos para sua obra.

Quem decide o preço do livro?

A EducaBooks define o valor mínimo de vendas em seu site e descontos para livrarias, mas caso o autor queira participar do processo, poderemos negociar deste valor em diante para tal, sem problema algum.

Eu também posso vender meus livros para amigos, alunos, noite de autógrafos etc. ?

Sim, perfeitamente, e quanto maior for seu pedido de livros, maior poderá ser o desconto dos livros impressos.
Eu também recebo por direitos autorais?

Sim, e é sempre um prazer enorme repassar estes valores aos autores, caso queira comercializar os livros através da EducaBooks. O padrão de mercado é sempre 10% pelo valor de capa da obra, mas nós trabalhamos com 15% no valor impresso e 40% no eBook. Caso a obra seja vendida através de livrarias (não pelo nosso site), o valor se torna menor, visto que as livrarias geralmente cobram de 50% à 60% de desconto.

*** É importante observar que algumas empresas oferecem muito acima disso, mas ao final das contas fazem vários outros tipos de descontos que não deixam sua obra ser sustentável, tendo que você mesmo se encarregar de vender seus livros, isto é, o interesse é apenas que você imprima com eles, mas não tem um projeto como temos para sua obra.

Vocês fazem a distribuição dos meus livros?

Sim, e enviamos nosso catálogo para as maiores livrarias do país, com despesas com frente, mailing, redes sociais, press releases para jornalistas e tudo mais que se torna necessário para comercialização da sua obra, pois é nosso maior interesse que você tenha muito sucesso.

O contrato com a EducaBooks é de exclusividade?

Somente para os eBooks, sendo que os livros impressos poderá vendar por conta do próprio autor, mas caso queira revender com a EducaBooks, será um prazer enorme, não tenha dúvida. Temos prazer em trabalharmos sem juntos aos nossos autores, pois desenvolvemos um relacionamento ótimo de parceria e amizade.

O que é e qual o formato de um eBook?

Um eBook é um livro igual ao impresso, mas gerado em formato digital para ser lido por leitores digitais, como o Kindle da Amazon, e por aplicativos instalados em computadores, notebooks, tablets e celulares. O formato que trabalhamos é o ePub, pela segurança, maior flexibilidade e acessos de leitores.

O que é um ISBN e porque devo ter um?

A Lei do Livro (Lei 10.753/03) diz que é preciso ter um ISBN (International Standard Book Number), que é como se fosse um CPF da obra. Ter um ISBN indica uma seriedade muito maior de sua obra, poderá vender em quaisquer livrarias (algumas não aceitam livros sem ISBN), e sua obra será imortalizada, indo uma cópia para a Biblioteca Nacional.

Quando eu recebo os meus direitos autorais?

As transferências de valores são sempre trimestrais, levando em conta um valor mínimo de R$ 100,00.

Quais os leitores existentes no mercado para eBook?

Os mais comuns são o Kindle (Amazon), Kobo (Livraria Cultura) e do Google Play realizado por aplicativos da Adobe.

Compartilhe agora:
paulo-eugênio.png

“Eu gostei muito da forma como a EducaBooks tratou minha obra, não apenas como um livro, mas construímos todo um projeto especial para lançamento e vendas!”

Compartilhe agora:
Paulo Eugênio
samuel-bonette-1.jpg

“A EducaBooks me permitiu criar um livro sobre meu curso, e assim, posso lançar e distribuir entre meus alunos, realmente foi muito bom!”

Compartilhe agora:
Fábio-Augusto-Mendonça-Vieira.jpg

“Na EducaBooks eu realmente realizei meu sonho e lancei vários e-Books que estão sendo vendidos em várias livrarias!”

Compartilhe agora:
Fone: (51) 2626-3021
Fax: (51) 2626-3021
EducaBooks, Porto Alegre - RS
Rua dos Andradas, Centro Histórico